1981
DIANA E CHARLES SE CASAM
Foi um casamento de conto de fadas. O príncipe Charles, herdeiro do trono inglês, casou-se com Lady Diana Spencer. A cerimônia aconteceu na Catedral Saint Paul, em Londres, e foi acompanhada por 2.500 convidados de honra, mas estima-se que cerca 750 milhões de pessoas assistiram ao casamento pela televisão. Diana nasceu no dia 1o de julho de 1961, em Norfolk, na Inglaterra. Seu pai se tornou o duque Spencer em 1975. Ela conheceu Charles na adolescência e, em 1981, aos 19 anos foi pedida em casamento. A princesa se tornaria um dos maiores ídolos dos britânicos e passaria a ser chamada de “a princesa dos pobres”. O primeiro filho do casal nasceria no ano seguinte, na mesma época em que começariam os rumores sobre problemas no relacionamento do casal.
PAPA É BALEADO NA PRAÇA DE SÃO PEDRO
O papa João Paulo II foi atingido por três tiros em plena Praça São Pedro, no Vaticano, no dia 11 de julho de 1981. Os tiros foram disparados pelo turco Ali Agca, quando o papa era saudado por 20 mil pessoas. Agca atirou no momento em que o carro do papa, o “papamóvel” passava na sua frente. O criminoso, que tinha 23 anos e fazia parte de um grupo de extrema-direita, foi preso imediatamente e João Paulo II foi levado para o hospital e se recuperou. O atentado chocou católicos do mundo inteiro. Agca foi condenado à prisão perpétua e alegou que atirou no papa por motivos políticos. Após o incidente, o papamóvel, que antes era aberto, passou a ser blindado.
1982
BRASIL ELEGE GOVERNADORES
O Brasil vivia um clima de abertura política em 1982. Pela primeira vez, desde o Golpe Militar de 1964, os brasileiros iriam eleger por voto direto os governadores dos estados. A propaganda política na tevê ainda era cerceada pela Lei Falcão, que impedia os candidatos de falarem livremente, permitindo apenas a exibição de suas fotos e currículos. O estado de São Paulo, no entanto, pode assistir pela televisão um debate entre os principais candidatos. O senador Franco Montoro, do PMDB, o principal partido da oposição, e o prefeito Reynaldo de Barros, do PDS. O resultado desta eleição apontou a tendência de mudança política no Brasil. Foram eleitos 12 governadores da situação e dez da oposição.
1983
O FENÔMENO MICHAEL JACKSON
O garoto negro conhecido por ser membro do grupo Jackson 5 se tornou um fenômeno da música pop. Em 1983 o álbum Thriller, lançado por Michael Jackson no final de 1982, quebrou todos o recordes de venda com os sucessos “Billie Jean”, “Beat It” e “Say say say”. Michael Jackson nasceu no dia 29 de agosto de 1959 em Gary, estado de Indiana, nos Estados Unidos. Nos anos 70 fez parte dos Jackson 5, banda formada por seus irmãos. Parte para a carreira solo em 1979 com o disco Off the Wall, vencedor do Grammy. Michael se tornaria um dos maiores ídolos da música norte-americana ganhando destaque não só pelo seu talento musical mas também pelas controvérsias sobre sua vida pessoal.
PRIMEIROS CELULARES APARECEM NOS EUA
Um aparelho, que se tornaria corriqueiro na década seguinte, apareceu pela primeira vez nos Estados Unidos em 1983: telefone celular. O aparelho portátil era uma grande novidade tecnológica que permitia a transmissão da voz por microondas de rádio. A região servida por um sistema celular é dividida em células, cada uma com uma rádio-base. O primeiro sistema celular do mundo foi implantando no Japão, em 1979. Apenas em 1983 chegou a Chicago, nos Estados Unidos.
1984
O MOVIMENTO DIRETAS JÁ
O Brasil não elegia diretamente o seu Presidente desde 1960. As eleições diretas haviam sido suspensas com o Golpe Militar de 1964. Mas, vinte anos depois, os brasileiros queriam escolher o seu governante e se engajaram no movimento social pelas Diretas Já. Comícios gigantes aconteceram nas principais cidades do País e reuniram milhões de pessoas. No entanto, a emenda constitucional do deputado Dante de Oliveira, do PMDB do Mato Grosso, que permitiria a realização das eleições foi rejeitada pelo Congresso e o sonho das Diretas foi frustrado. No mesmo ano aconteceram as eleições indiretas por Colégio Eleitoral vencida por Tancredo Neves do PMDB que derrotou Paulo Maluf do PDS.
MADONNA LANÇA "MATERIAL GIRL"
Um dos maiores sucesso de toda a carreira da mega-star Madonna chegou às paradas em 1984. Madonna nasceu em Bay City, estado do Michigan, nos Estados Unidos, em 1958. Ela estudou dança na Universidade, mas abandonou o curso para virar uma superstar. Ao longo dos anos 80 ela se tornaria um ícone pop, conquistando fãs em todo o mundo com sucessos como “Material Girl”. Madonna lançou modas como o uso de crucifixos e influenciou o comportamento da juventude. Nos anos 90 ela iniciaria uma carreira no cinema. Mas não abandonaria a música e o palcos nem mesmo depois de ser mãe de dois filhos
1985
MORRE TANCREDO NEVES
Eleito por Colégio Eleitoral em 1984, Tancredo Neves seria o primeiro presidente civil do Brasil depois de vinte anos de Ditadura Militar. Tancredo era do PMDB, partido oriundo do Movimento Democrático Brasileiro, principal força de oposição ao regime. Ele foi eleito graças ao apoio da Frente Liberal, formada por deputados dissidentes do PDS, partido de sustentação do governo. Nas vésperas da posse, no entanto, Tancredo foi internado com problemas no aparelho digestivo. O vice, José Sarney, assume a Presidência. No dia 21 de abril de 1985, Tancredo morreu após 38 dias de agonia. A população comovida acompanhou o cortejo fúnebre nas principais capitais do País.
XUXA ESTRÉIA NA GLOBO
O ano de 1985 marcou a estréia de Xuxa na rede Globo no comando do Xou da Xuxa. A ex-modelo havia começado como apresentadora em 1983 na Rede Manchete, no Clube da Criança. A entrada na Globo foi o passaporte para ela se tornar a Rainha dos Baixinhos. Seu estilo de programa seria copiado por outras apresentadoras. O sucesso a transformaria na maior celebridade brasileira. Nascida em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, Maria da Graça Meneghel se tornou modelo aos 15 anos. Fez sucesso nas passarelas e se tornou conhecida também por namorar homens famosos como Pelé.
GORBATCHEV CHEGA AO PODER NA URSS
A chegada ao poder de Mikhail Gorbatchev, na União Soviética em 1985, foi o primeiro passo para a abertura política e econômica do país que aconteceria nos anos seguintes. Gorbatchev assumiu a Secretaria-Geral do Partido Comunista Soviético após a morte de Constantin Tchernenko. Ele defendia maior transparência do regime soviético e a modernização da economia. Por isso, implantou também uma mudança nas relações com Estados Unidos. Em novembro, realizou um encontro de cúpula com o presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, em Genebra, em clima ameno e cordial. Os dois países lideravam a Guerra Fria, que dividia o mundo em dois blocos econômicos.
ROCK IN RIO I TRAZ ARTISTAS INTERNACIONAIS AO BRASIL
O primeiro Rock In Rio marcou os anos 80 trazendo artistas internacionais ao Brasil como o lendário Queen, AC/DC, Ozzy Osbourne, B52's e Iron Maiden, além de artistas nacionais que embalaram os 10 dias de espetáculo no Rio de Janeiro.
1986
PLANO CRUZADO CONGELA OS PREÇOS
O Presidente José Sarney lançou, em 1986, o seu plano para o controle da inflação no País. Os índices haviam batido 14% ao mês e 255,16% no acumulado do ano. O Plano Cruzado introduziu uma nova moeda – o cruzado - que valia 1.000 cruzeiros (a moeda que valia até então). Congelou os preços dos produtos e salários e extinguiu a correção monetária, entre outras medidas. Apesar de ter sido bem aceito pela população, o Plano Cruzado não trouxe a estabilidade econômica para o Brasil. Até o final de seu mandato, Sarney lançaria mais três planos de estabilização, nenhum deles com sucesso.
ÔNIBUS ESPACIAL CHALLENGER EXPLODE NO AR.
O ônibus espacial Challenger, que fazia sua 25ª viagem e explodiu segundos após o lançamento, no dia 26 de janeiro de 1986, também matando sete pessoas, entre elas a professora de uma escola primária em New Hampshire, Christa McAuliffe, que pretendia dar uma aula a partir do espaço.O desastre da Challenger também foi acompanhado ao vivo por milhões de pessoas, já que o lançamento estava sendo transmitido pela televisão. O vôo durou 73 segundos até explodir. Uma investigação de cinco meses determinou que a Nasa ignorou advertências sobre os componentes que, congelados a temperaturas próximas de zero grau, causaram o acidente. Um dos objetivos da missão era a observação do cometa de Halley.
TRAGÉDIAS NAS GRANDES POTÊNCIAS
As duas potências econômicas mundiais enfrentaram tragédias em 1986. Os Estados Unidos viram sua nave espacial Challenger explodir no dia 28 de janeiro, 72 segundos após o seu lançamento no Cabo Canaveral, na Flórida. O acidente levou à suspensão de novos vôos tripulados no país. Na União Soviética, um grave acidente nuclear ocorreu na Usina de Chernobyl, perto de Kiev. O núcleo do reator derreteu, provocando um incêndio. A radioatividade se espalhou atingindo a Escandinávia. Seria o maior acidente nuclear da União Soviética e deixou milhares de vítimas.
1987
DESARMAMENTO NUCLEAR É ACELERADO
Em 1987, os presidentes das principais potências econômicas mundiais Ronald Reagan, dos Estados Unidos, e Mikhail Gorbatchev, da União Soviética, assinaram um importante acordo para o desarmamento nuclear nos dois países. O documento previa o desmantelamento de mísseis de alcance médio. O armamento nuclear cresceu substancialmente nos dois países durante o período da Guerra Fria. O tratado abriria caminho para um novo acordo que seria assinado em 1991 entre os presidentes George Bush e Gorbatchev – que reduziria ainda mais o arsenal nuclear soviético.
PALESTINOS PROMOVEM A REBELIÃO DAS PEDRAS
Os palestinos deflagraram, neste ano, a Rebelião das Pedras nos territórios ocupados por Israel na Faixa de Gaza e Cisjordânia. Os rebeldes foram duramente reprimidos pelas forças de segurança israelenses. Este movimento acaba desgastando a imagem do país e mobilizando a opinião pública mundial a favor da causa palestina. A violência entre palestinos e judeus cresceu desde a criação do estado de Israel em 1948. Em 1967, Israel tomou vários territórios árabes, entre eles, a Faixa de Gaza e a Cisjordânia na Guerra dos Seis Dias. Os árabes tentaram, sem sucesso, recuperar as áreas atacando Israel no feriado judaico do Dia do Pedão, o Yom Kipur em 1973.
1988
AYRTON SENNA É CAMPEÃO
Em 1988, o piloto brasileiro Ayrton Senna chegou falando grosso na McLaren. Iria correr ao lado do bicampeão do mundo, Alain Prost. Para muitos, ele seria apenas o segundo piloto da equipe. Mas esta não era a idéia dele. Em pouco tempo, mostrou na pista que era mais piloto que Prost e os dois disputaram, prova a prova, o campeonato de 88. Senna teve mais vontade e arrojo e deixou Prost, apelidado de professor, com o vice-campeonato. Na prova decisiva, no Grande Prêmio do Japão, Senna fez história: teve uma corrida difícil, com problemas no carro, mas recuperou-se e venceu a prova. Garantiu seu primeiro título e o quinto do Brasil na F- 1.
1989
CAI O MURO DE BERLIM
O muro de Berlin foi derrubado em 1989 abrindo caminho para a reunificação do país que aconteceria em 1990. O muro foi construído em 1961 para bloquear definitivamente a passagem entre Berlin Oriental e Ocidental. Após a Segunda Guerra Mundial, a divisão da Alemanha em dois países, criou a República Federal da Alemanha (RFA), de orientação capitalista, e a República Democrática Alemã, de orientação socialista. A antiga capital Berlin ficou no centro desta divisão. O muro que dividiu a cidade se tornou um dos ícones da Guerra Fria. As comemorações da população alemã pela queda do muro foram assistidas pelo mundo todo, com direito a show do conjunto Pink Floyd. Ela simbolizava a mudança dos tempos e o fim da divisão do mundo em dois grandes blocos.
O MASSACRE NA PRAÇA DA PAZ CELESTIAL
A Praça da Paz Celestial em Pequim, na China foi palco do massacre de dezenas de milhares de estudantes no dia 4 de junho de 1989. Deng Xiaoping ordenou que tropas do exército, vindas de todas as partes do país, avançassem contra os manifestantes. Desde abril os estudantes reivindicavam reformas democráticas. Estima-se que entre duas e cinco mil pessoas tenham morrido no massacre. Alguns chineses tentaram heróica e inutilmente conter o avanço de tropas colocando-se à frente dos canhões. As imagens foram transmitidas para todo o mundo.
O BRASIL ELEGE O PRESIDENTE
Finalmente, em 1989, o Brasil teria sua primeira eleição direta para Presidente da República. Foram 22 candidatos entre eles o governador de Alagoas, Fernando Collor de Mello, do recém-criado PRN, Luís Inácio Lula da Silva, do PT, Leonel Brizola, do PDT, Mário Covas, do PSDB, e Paulo Maluf, do PDS. A eleição foi disputada em dois turnos. A segunda etapa foi disputada por Collor e Lula e vencida pelo governador de Alagoas que prometia o fim da inflação, a moralização da política com a “caça aos marajás” e a modernização econômica do País. Collor lançaria no ano seguinte um plano econômico que promoveria o bloqueio monetário de contas correntes e poupanças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário